quarta-feira, 14 de abril de 2010

Espinhas

* Não arrisque a pele com tratamentos caseiros. Se tem espinhas, procure um dermato. Ou você corre o risco de ganhar manchas para o resto da vida.

* A dica do sabonete à base de enxofre ou de ácido salicílico continua valendo. Lave o rosto duas ou três vezes ao dia. Só não exagere. Você pode provocar um efeito rebote - as glândulas sebáceas passam a produzir ainda mais gordura.

* Fique longe de pasta de dente ou qualquer outro santo milagreiro para secar espinhas. Prefira um produto secativo de verdade - você pode comprar na farmácia ou pedir para o dermatologista prescrever. Aplique diretamente sobre a região inflamada antes de dormir. E tenha paciência.

* Evite espremer espinhas. Ela pode até ir embora, mas há o risco de a cicatriz ficar para sempre.

* Tá, você não agüenta. Então pelo menos tente evitar o estrago fazendo a coisa direito: quando a espinha estiver amarela, fure-a com uma agulha descartável. Cubra com um algodão embebido em água morna. Então enrole os dedos em uma gaze e pressione de baixo para cima, fora da região inflamada.

* Algumas garotas percebem que, quando comem mais chocolate ou alimentos gordurosos, as espinhas aparecem. Se é o seu caso, evite.

* Limpeza de pele ajuda os casos leves. Se o seu problema de acne for grave e a pele estiver muito inflamada, tem que fazer tratamento sério. Há muitos tipos, tanto com remédios quanto com peelings químicos, que podem ajudar muito. Fale com seu dermatologista.

* O sol engana: no começo ele ajuda a secar as espinhas, mas esse ressecamento temporário provoca o tal efeito rebote. Fique longe dessa roubada

* Semana de provas? Fim de namoro? Está provado: muito estresse é igual a acne. Vá meditar, fazer ioga e namorar um pouco. Ajuda a relaxar.

* Franja e cabelo caindo no rosto transferem a oleosidade do couro cabeludo para a pele, que fica mais sujeita a espinhas.

* Se a espinha apareceu no dia da festa, calma. Compressas de gelo e corretivo cor da pele ou verde neutralizam a vermelhidão. Prefira os cremosos, que têm maior aderência. Aplique dando batidinhas, sem espalhar. Reaplique durante a balada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário