terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Você sabe a diferença entre o leite integral, o semidesnatado e o desnatado?


O leite é um alimento completo, fonte de cálcio, vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento ósseo e uma vida saudável. Mas, com tantos leites disponíveis no mercado, é importante identificar qual o melhor para a sua família.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite que deve ser consumido pelos adultos, preferencialmente, é o desnatado ou o semidesnatado, já as crianças, adolescentes e gestantes devem consumir o leite integral. "A grande diferença entre a composição nutricional dos três tipos de leite - integral, semidesnatado e desnatado - é a redução parcial da gordura", explica a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da RG Nutri.

-Leite integral: possui no mínimo 3% de gordura
-Leite semidesnatado: possui de 0,6 a 2,9 % de gordura
-Leite desnatado: possui no máximo 0,5 % de gordura

Ainda de acordo com a nutricionista, em relação aos outros nutrientes, nota-se que apesar de ter uma redução de gordura, os leites semidesnatado e desnatado mantém os mesmos minerais e vitaminas, com pequenas diferenças de quantidade.

No entanto, a nutricionista alerta que o leite integral é importante principalmente para crianças e adolescentes, já que a gordura é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo e, se consumida dentro das quantidades recomendadas, desempenha diversas funções como: prover energia, manter a temperatura corporal constante, proteger os órgãos vitais, facilitar a absorção das vitaminas e promover o esvaziamento lento do estômago, garantindo maior saciedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário